Dicas para o internauta ENTRAR e CONHECER o seu site

De Wiki Locaweb
Ir para: navegação, pesquisa

Apresentamos a seguir algumas dicas básicas para iniciar a divulgação do seu site. Todas estas ações devem estar alinhadas com sua estratégia de comunicação, para que transmitam coerência e consistência, aumentando as chances de bons resultados.

Divulgação em sites de busca

De forma gratuita
Neste caso, seu site será apresentado em resultados de pesquisas orgânicas, ou seja, resultados naturais do sistema de busca. Confira algumas formas de aparecer nestes resultados:

a) Diretórios: são sites de busca que exigem que o responsável pelo site realize um cadastro com os dados do site.

  • Exemplos: www.cade.com.br/ www.aonde.com.br/ ...
  • Como é feita a busca: entrar no buscador e registrar seu site com palavras-chave;
  • Quem deve fazer o cadastro: o proprietário ou responsável pelo seu site;
  • Custo: grátis.

b) Spiders/ indexadores: são sistemas- robôs que vasculham a internet de link em link, registrando os endereços e seus respectivos conteúdos. Portanto, quanto mais links externos ao site (mais visitação), maiores as chances de ser apresentado como resultado.

  • Exemplos: www.google.com.br/ www.yahoo.com.br/ ...
  • Dica: disponibilize o link do seu site em maior número de sites possível via parcerias, banners...
  • Quem deve fazer o cadastro: o proprietário do site, em parceria com o webmaster;
  • Custo: grátis.

c) Tipo Meta buscadores: são robôs que buscam e retornam resultados dos dois sistemas anteriores.

  • Sites: www.metacrawler.com/ www.minder.com.br/ ...

De forma paga
Além dos resultados orgânicos da busca, seu site poderá aparecer também com Links Patrocinados. Neste modelo, geralmente, paga-se um "custo por clique". As principais ferramentas do mercado são:


  • Overture do Yahoo - www.overture.com.br

Divulgação off-line

Procure divulgar o endereço do site em todos os materiais impressos, campanhas em revistas, jornais, cartões de visita, etc.

Assinatura nos e-mails

O volume de e-mails enviados pelos funcionários da empresa serve como meio de divulgação do site e/ou produtos, além de aumentar as chances de melhor posição em sites de busca.

Registro de Domínios (endereços) pertinentes

Registre o nome da empresa, nomes similares e/ou substitutos aos da empresa, nome dos produtos, etc. Assim, você poderá garantir que quem procure o seu site o encontrará, e que não seja direcionado a outro por ter o domínio parecido.

Banners/ PopUps

São divulgações em sites. O banner é exposto na página, e a popup é uma janela adicional que abre assim que o usuário acessa o site. A aquisição de exposição é similar a anunciar em revistas e/ ou programas de TV. É interessante sempre buscar o uso de veículos (sites) que sejam compatíveis com o seu público- alvo. É pago, e seu custo é variável. Os principais modelos são:

  • FullBanner – normalmente no topo das páginas. É o mais comum.
  • Half Banner – utilizado para posições menores.
  • Banner expansível – ampliado com a ação do mouse.
  • SkyScraper – trata-se da versão vertical do banner padrão.
  • DHTML – sua atuação é muito similar ao PopUp e o tem substituído, pois, por fazer parte da página, não é barrado pelos sistemas anti-popup.


  • Obs1: Atualmente, os PopUps estão em declínio.
  • Obs2: Os portais e empresas que comercializam estas ferramentas cobram por impressões, isto é, pelo número de vezes que o banner foi apresentado na tela do internauta. Há, ainda, algumas empresas que cobram por click-through, ou seja, somente é cobrada do cliente se o internauta clicar no banner (mais comum nos infomediários, vide logo abaixo).

Infomediários

São sites especializados em "conectar pontas", isto é, unir fornecedores a potenciais clientes. Geralmente sites B2B (business-to-business) tais como: comparadores de preço (www.buscape.com.br), leilões ou, ainda, portais verticais de comercialização específica.


Veja também