FTP

De Wiki Locaweb
Ir para: navegação, pesquisa

O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos, em tradução livre para o português) é um protocolo que foi criado para realizar a transferência de arquivos entre computadores na internet, possibilitando download e upload. Uma formas mais populares de transferência de arquivos internet, o FTP pode ser utilizado por meio de terminais de comando e programas que possibilitam sua utilização. Ou seja, é o protocolo que permite publicar os arquivos na Internet.
Para transferir arquivos do seu computador para o seu site, será necessário instalar um programa de FTP. Há vários programas de FTP disponíveis.


Vídeo Tutorial




Para configurar seu programa de FTP, você irá precisar dos dados de acesso. Acesse o painel de administração do site para obtê-los.

  • Endereço (host): Endereço utilizado para conexão e baseado no endereço do site que será acessado. Caso o domínio ainda não esteja registrado e configurado, utilize a URL alternativa informada no painel de administração.

  • Usuário (user): Também chamado de login em alguns programas, o usuário é único em cada site e não pode ser alterado.

  • Senha (password): Caso você não tenha a senha definida, deverá criar uma senha de FTP clicando no link Alterar senha no painel de administração.

  • Porta (port): Caso seja necessário informar o número da porta, informe o valor 21.


Em caso de esquecimento da senha de FTP, é possível alterá-la a qualquer momento clicando no link Alterar senha no painel de administração.


FTP Ativo

Permite que o cliente estabeleça a conexão com o servidor para comandos, onde ele define sua porta e o servidor define a porta 21. Para o canal de transferência de dados, o servidor é responsável por estabelecer a conexão, utilizando sua porta 20, e o cliente define sua própria porta.


FTP Passivo

Para um funcionamento garantido do serviço, dê preferência ao FTP Passivo. Comumente utilizado em situações onde o servidor FTP não consegue estabelecer conexão de dados(normalmente causado por bloqueio de portas por firewall), é modo no qual o cliente é responsável por estabelecer as duas conexões, as de comandos e as de transferência de dados, sendo que a porta para dados é dita pelo servidor.

Pasta de publicação no servidor de Hospedagem

Servidores Windows: Os arquivos do site devem estar dentro da pasta web


Servidores Linux: Os arquivos do site devem estar dentro da pasta public_html




Acesso ao FTP através de Programas (clients)


Programas de edição de sites

Alguns softwares para edição de sites permitem fazer a publicação do conteúdo através do próprio programa, usando seus dados de acesso ao FTP.

FTP em modo texto

Para se utilizar o modo texto utilize o interpretador de linha de comando de seu computador (Terminal, Console, MS-DOS, etc) e digite:
ftp ftp.seudominio.com.br
ou
ftp
open ftp.seudominio.com.br
Seu usuário e senha serão solicitados.

Se errar seu login e senha, não precisa sair e entrar, basta digitar:
user Seu_Login
E sua senha será solicitada em seguida.


Veja também