Migração de provedor

De Wiki Locaweb
(Redirecionado de Migracao de provedor)
Ir para: navegação, pesquisa

Não quer ter trabalho? A Locaweb faz a migração gratuita do conteúdo seu site. Conheça a nossa Migração de Sites Locaweb

Antes de transferir o seu site para a Locaweb, existem uma série de passos a serem tomados para que a mesma seja feita com sucesso. O objetivo é fazer com que o site e os e-mails não fiquem fora do ar durante o processo de transferência.
Por esse motivo recomendamos que siga este roteiro que visa tornar o mais transparente possível a mudança de seu site para a Locaweb.

Como você já hospeda seu site em outro local, talvez já tenha uma idéia da linguagem em que ele foi desenvolvido (ASP,PHP, JSP, .NET, etc).
Quanto ao espaço em disco e transferência, ambos são ilimitados na Locaweb, obedecendo a nossa política de ilimitados

Você pode contratar a sua nova hospedagem pelo nosso site ou caso necessite de mais informações, pode entrar em contato com a nossa Equipe Comercial via chat.

Obs.: É interessante que você mantenha seu plano de hospedagem anterior até que toda a estrutura de seu site e de seus e-mails esteja configurada na Locaweb. Assim você garantirá que nada fique fora no ar.
Consulte seu provedor atual para obter informações de como fazer o backup de seu site. Você precisará do backup do conteúdo de seu site (FTP) e do banco de dados, caso utilize. Com as informações do e-mail de instruções que você receberá após a instalação da hospedagem, você conseguirá publicar os arquivos de seu site em nosso servidor. A publicação poderá ser feita via FTP, SSH ou Gerenciador de Arquivos
Porém é provável que seja necessário realizar alguns ajustes de programação, referentes a parâmetros de conexão com banco de dados ou utilização de componentes e funções do novo servidor.

Enquanto os visitantes de seu site ainda vêem o que está publicado no outro provedor, você já poderá conferir o resultado de seu site na Locaweb acessando o endereço alternativo.

Transferindo sites em diferentes linguagens


Muitos websites são apenas páginas HTML, arquivos de imagens (.jpg, .gif, etc) e talvez alguns stylesheets (.CSS). Se for este o caso, Basta simplesmente copiar tudo para a pasta public_html (se sua hospedagem for Linux) ou Web (se for Windows).


Assim como HTML, na maioria dos casos basta copiar os arquivos ASP e os elementos relacionados (imagens, css, etc) para sua pasta Web e tudo deveria funcionar. Porém, tomar cuidado com a configuração do ADO no seu código para conectar ao banco de dados. Além disso cuidado com componentes OCX ou COM que sua aplicação possa precisar. Para saber os componentes suportados em seu plano consulte a categoria Componentes.

Procure mais detalhes na categoria ASP e Windows para encontrar informações do que esperar na sua hospedagem Windows.


Diferente de sites em ASP, no novo ASP.NET existe a possibilidade de colocar todas as dependências (assemblies) num único projeto e apenas copiar todos os arquivos para a hospedagem. Suportamos todas as versões de .NET Framework portanto na grande maioria dos casos, com o banco de dados configurado corretamente, tudo deve funcionar sem maiores problemas.

Procure mais detalhes na categoria ASP.NET e Windows para encontrar informações do que esperar na sua hospedagem Windows.


Se seu site foi feito usando a linguagem PHP, você precisa se atentar à versão que você usava em sua antiga hospedagem, se existe algum módulo extra que você precisa copiar para cá. Mas na maioria dos casos, apenas copiando tudo para a pasta public_html ou Web, deve ser suficiente.

Alguns aplicativos open source costumam ter um arquivo com nome parecido com config.php. Nesse tipo de arquivo há configurações, como por exemplo a conexão com seu banco de dados. Isso você precisa modificar de acordo com a necessidade. Quando você instala um banco de dados na Locaweb (MySQL, PostgreSQL, SQL Server), nós lhe enviamos um e-mail de instruções que contém dados como o endereço do servidor e nome da base. Em algumas hospedagem o servidor é o próprio localhost. Você precisa trocar isso para que tudo funcione.

Procure mais detalhes na categoria PHP.



Para ativar o suporte a Python na sua hospedagem Linux, você precisará seguir um procedimento simples. Isso é necessário para que o suporte a WSGI seja instalado no seu ambiente. Isso exige alguns scripts que oferecemos diretamente na hospedagem para editar esses arquivos. Tirando isso, a maioria das aplicações deve funcionar sem maiores problemas, se forem feitas com frameworks compatíveis com WSGI.

Procure mais detalhes na categoria Python.

Se o seu site for muito grande e sua conexão com a internet for lenta, você pode desejar fazer a transferência diretamente entre o seu servidor atual e o servidor da Locaweb ou pelo menos ter alguma forma de agilizar essa transferência de dados.

Compactando arquivos

Se o seu provedor atual suportar, você deve compactar seus arquivos antes de transferi-los para a Locaweb. Com isso você economizará tempo na migração de seu site. Nas hospedagens Linux da Locaweb é possível descompatar arquivos .zip, .tar e .gz, acessando sua área de hospedagem via SSH. Tanto para hospedagens Linux como para Windows é possível descompactar arquivos .zip pelo Gerenciador de Arquivos.
No e-mail de instruções você também recebe orientações sobre como criar suas caixas postais em nosso servidor. Depois que as criar, configure as contas nos computadores que forem necessários.

Caso você pretenda utilizar as caixas postais pelo Webmail, será necessário alterar os servidores DNS primeiro.
A Locaweb, em sincronia com as melhores práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, e seguindo o apelo de seus usuários, manifesta publicamente seu compromisso anti-SPAM.
Caso utilize formulário de envio, verifique se o mesmo está de acordo com as boas práticas de envio para garantir o recebimento das mensagens.
Disponibilizamos exemplos funcionais de formulário que podem ser implementados em seu site ou auxiliar na adaptação de seu próprio formulário, clique aqui para acessar.
Para que os serviços passem a funcionar através da Locaweb é necessário definir os servidores DNS da Locaweb em seu Registro de domínio.

Existe um período de propagação do novo endereço na rede após definir o DNS, Consulte: Propagação de DNS para mais informações.

Os DNS da Locaweb são:
Master: ns1.locaweb.com.br
Slave1: ns2.locaweb.com.br
Slave2: ns3.locaweb.com.br

Só execute esta etapa após realizar todos os testes em seu site (acessando-o pelo endereço alternativo) e após criar e configurar todas as suas caixas postais.

Processo de alteração

  • Caso tenha registrado seu domínio no Registro.br
  • Se o registro de seu domínio foi feito com a Locaweb
  • Se você tem seu próprio servidor DNS


  • Se o registro do domínio foi feito em outra empresa, consulte a mesma sobre como alterar os DNS.

    A Locaweb também registra domínios. Se você preferir, você também pode transferir o domínio para nós. Consulte: Transferência de domínio Nacional
    Terminado o período de propagação, você já pode cancelar o seu provedor antigo sem o risco de ocorrer eventuais dificuldades de acesso ao seu domínio.
    Porém é importante que primeiro você baixe todas as mensagens ou dados que ainda possam estar armazenados no servidor antigo.

    Terminado esse processo, o seu site estará inteiramente migrado para Locaweb.


    Veja também