1. Home
  2. Clic Lead
  3. Coleta de contatos – Clic Lead

Coleta de contatos – Clic Lead

Que legal!!! Se você está aqui é porque está coletando dados com o seu Widget. Esses dados podem ser utilizados para: E-mail marketing, Facebook Ads, Google Ads e outras funções. Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que, mesmo que o visitante do seu site finalize a conversa no WhatsApp, você pode continuar se comunicando e apresentando a sua marca e produtos/serviços para ela. Assim aumentam as suas chances de realizar uma venda e fidelizar a pessoa. Com o contato bem planejado, quanto mais familiar a sua marca, maior probabilidade de a pessoa comprar de você, assim reduzindo o custo de aquisição de cliente (CAC). 

Para utilizar esses dados vamos ao nosso passo a passo. 

1º passo: Aba de Resultados 

Na aba “Resultados”, é possível visualizar todos os contatos obtidos através do widget, assim como a quantidade de contatos capturados em cada período.  Você pode filtrar esses resultados em 4 grupos, sendo eles: Total, Últimos 30 dias, Últimos 7 dias e Hoje. Os grupos foram divididos dessa forma para que você consiga identificar se houve aumento ou diminuição das capturas ao longo do tempo. 

2º passo: Baixar os contatos 

Na última coluna da tabela, abaixo do filtro de período é possível realizar o download desses contatos gerados no formato .csv (Codificação UTF-8) para ser utilizado e manipulado de qualquer forma.  

 

Ao realizar o download do arquivo .csv, você terá as seguintes categorias, respectivamente: 

e-mail, nome, sobrenome, telefone, data e hora, fuso horário, endereço de IP, tipo de consentimento: 

Obs: Para que o arquivo seja utilizado no e-mail marketing Locaweb é necessário que a palavra “e-mail” com letra minúscula seja a 1 coluna do arquivo. Caso deseje mudar a ordem das outras categorias é permitido. 

As 4 primeiras categorias serão utilizadas para você realizar suas campanhas de marketing ou inclusão dos dados em outras ferramentas. Já as demais informações serão suas informações legais para comprovação de que a pessoa usuária permitiu que você utilizasse os dados dela para os propósitos descritos na “Política de privacidade”, portanto nunca delete esses dados. 

Obs: Caso algum cliente entre em contato solicitando a exclusão de seus dados, é necessário que você retire as informações desse cliente de todos os arquivos que você mantém essa informação. Basta excluir a linha que corresponde as informações esse cliente no arquivo .csv e salvar. 

Passo: Inserindo em plataformas

Email marketing Locaweb 

Para utilizar os dados coletados do seu Widget, você deve fazer o download do arquivo .csv”, na aba “Resultados”, no painel do Clic Lead e após o download acesse seu painel do E-mail Marketing Locaweb. 

No menu lateral selecione a opção: Listas > Gerenciar Listas > Criar lista. 

  • Após isso, digite um Nome (Obrigatório) e uma breve Descrição (Opcional) para sua lista e clique em Salvar. 

  • Na aba de Listas, encontre a lista que deseja importar os contatos gerados, clique em “Ações” e vá até a opção “Importar contatos”. 

Você será direcionado para a área de “Importar contatos”, onde poderá importar do seu computador o arquivo de contatos gerados pelo Clic Lead. Basta clicar no botão “importar” e navegando pelos arquivos do seu computador, encontre o arquivo com nome semelhante a “Contatos gerados – Clic Lead.csv”. E para finalizar, clique em “continuar”. 

Importante: Em casos em que o arquivo seja muito extenso, a importação pode levar um tempo maior para ser concluída. 

Pronto! Finalizamos a inclusão da lista. Caso deseje utilizar sobrenome no seu email veja como incluir campos adicionais no email marketing Locaweb clicando aqui. 

Facebook Ads (Facebook e instagram): 

O Facebook é uma ferramenta ótima para manter um relacionamento com os visitantes do seu site e apresentar seus produtos/serviços. Ao invés realizar campanhas no Facebook e Instagram para um público amplo o qual precisa ou não do seu produto/serviço, você pode personalizar sua campanha para atingir um público mais especifico e propenso a interagir com a sua empresa, que são as pessoas visitantes do seu site que entraram em contato através do seu Widget, ao utilizar uma campanha personalizada provavelmente sua campanha terá resultados melhores e uma diminuição do CAC (custo de aquisição de clientes) por que você estar interagindo apenas com pessoas que tem interesse pela sua empresa ao invés de um público amplo que pode não necessitar dos seus produtos/serviços. 

Para que seja possível incluir seus contatos no Facebook Ads é necessário realizar algumas mudanças para adequação as regras de formatação. Essas mudanças são: 

Na primeira linha onde se encontra as categorias (e-mail, nome, sobrenome..) você deve mudar: 

“nome” para “fn” (abreviação de First Name) 

“sobrenome” para “ln” (abreviação de Last Name) 

“telefone” para “phone” 

Agora é preciso mudar os “;” para “,” assim a plataforma do Facebook Ads poderá identificar corretamente quais informações fazem parte de qual categoria. 

Pronto! Os ajustes já foram feitos e podemos incluir a lista no Facebook Ads 

Para incluir os dados coletados no Facebook acesse o “Gerenciador de negócios do Facebook, verifique se no menu lateral esquerdo você está utilizando a sua conta comercial ao invés da conta particular, após confirmar que está utilizando a conta comercial de anúncios clique em “Ferramentas para empresas” no menu da esquerda (acima da imagem da conta comercial) e depois clique em “Públicos”. 

Caso você não tenha nenhum público ainda clique em “Criar um público personalizado”. Se você já tiver listas criados clique em “Criar público” e siga o tutorial nos próximos passos. 

Na escolha de “origem de Público Personalizado” clique em “Lista de clientes” e depois em “Avançar”. 

 

Nessa página você pode visualizar algumas dicas de como preparar sua lista de clientes, mas já realizamos essas adequações anteriormente. Clique em “Avançar” para continuar a inclusão dos clientes. 

No tipo de lista você deve colocar “Não, continue com uma lista de clientes que não inclui o valor do cliente” e ler os “Termos do Público personalizado” e ao finalizar clique em “Avançar” caso concorde com o termo. 

Arraste o arquivo .csv que você editou anteriormente ou clique em “Carregar arquivo” e o selecione. Ao finalizar dê um nome ao seu Público e clique em “Avançar” 

Agora você deve verificar se as informações foram identificadas corretamente e depois clicar em “Importar e criar”.

Aguarde o carregamento e pronto! Agora é só clicar em “Concluir” e criar o seu anúncio com o público personalizado! 

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados