1. Home
  2. Cloud Server PRO
  3. Como acessar o console – Cloud Server
  1. Home
  2. VPS Locaweb
  3. Como acessar o console – Cloud Server

Como acessar o console – Cloud Server

O Console do Cloud Server é uma ferramenta que permite acessar todos os recursos do servidor remotamente, através do seu navegador, exatamente como o acesso Terminal Service ou SSH. Semelhante à interface do Terminal Services e SSH, com o Console é possível emular um acesso remoto independente da sua localização, sistema operacional e navegador utilizado.

O único requisito para o acesso é possuir no computador a Máquina Virtual Java (do inglês Java Virtual Machine – JVM) e o plug-in Java referente ao navegador que será utilizado para o acesso.

 

  • Acesse a central e clique sob o Cloud Server;

  • Clique em Administrar, sob o servidor desejado;

 

  • Na próxima tela, clique na opção Acessar servidor, como na imagem:

  • Será aberto e apresentado o console, basta pressionar Enter caso não apareça as informações na tela:


Dúvidas frequentes
Qual a tecnologia utilizada no Console Cloud Locaweb?

Virtual Network Computing (VNC) – é um desktop gráfico que usa o protocolo RFB para controlar remotamente outro computador. O VNC disponibiliza o teclado e mouse de um computador para outro, transmitindo a tela gráfica para o visualizador.

Existe restrição para o uso do Console Cloud Locaweb?

Como o Console Locaweb é baseado em VNC o mesmo é independente do sistema operacional e navegadores, seu computador precisa apenas ter a Máquina Virtual Java (do inglês Java Virtual Machine – JVM) e o plug-in Java referente ao navegador que fará o acesso, onde o JAVA necessita ser instalado na versão 7 em seu computador.

Para verificar e/ou ativar o plugin do JAVA em seu navegador, basta seguir a configuração descrita no link expresso na documentação de suporte do JAVA.

Como saber se a JVM e o plug-in do Java do meu computador estão instalados?

Você pode acessar este site verificador par consultar sobre a instalação do Java e plugin em seu computador.

Obs.: O Google lançou a versão 42 do Chrome e, junto das atualizações e mudanças rotineiras, a nova versão do navegador desativou o suporte a uma tecnologia chamada NPAPI, usada por plugins de navegadores, entre os quais estão o Java e Silverlight.

Após instalar ou atualizar o JVM e plugin, preciso configurar algo a mais para acessar o Console?

Sim, assim que tiver concluído a instalação do software Java, reinicie seu navegador (fechando todas as janelas) e acesse novamente o Console do Cloud Locaweb.

O Java possui uma configuração específica para a abertura deste console, sendo que os servidores utilizam a plataforma de homologação específica. Sendo elas:

  • O nível de segurança do Java deve ficar como ALTA;
  • Adicione dois links na Lista de exceção de sites: https://cloudvnc.locaweb.com.br e https://cloudvnc.locaweb.com.br:443;

O console web para o VMWare é suportado apenas no Java 7 ou versão inferior. Caso tenha feito o update para versão 8, poderá seguir o link com o passo-a-passo para o downgrade da versão do Java.

Porque não consigo acessar o Console?

Os três fatores mais comuns para impedir o acesso são:

  • Limite de Conexão: O acesso ao Console do Cloud Locaweb é limitado, ou seja, apenas 1 conexão por servidor, então verifique se não há qualquer outra conexão aberta;
  • JVM não instalado: Verifique se você possui a JVM (Java Virtual Machine) e o plug-in Java referente ao seu navegador instalado em sua máquina;
  • Restrição de Firewall: Se estiver em uma empresa ou residência que a conexão esteja abaixo de um Firewall, é preciso liberar o acesso para o endereço: cloudvnc.locaweb.com.br no range de portas de 40000 a 50000.
Estava conectada ao console mas a conexão caiu, porque?

O acesso via Console do Cloud Locaweb é destinado apenas para manutenções de emergência, pois essa ferramenta é reiniciada periodicamente e de forma automática. Não é possível, portanto, permanecer conectado por um longo período.

Atualizado em 7 de maio de 2019

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados