1. Home
  2. Cloud OpenStack Locaweb
  3. Como criar uma instância – OpenStack Locaweb

Como criar uma instância – OpenStack Locaweb

Para criar uma instância no OpenStack, siga os passos abaixo:

  1. Crie um par de chaves
  2. Crie e configure uma rede (já vem criada e configurada por padrão)
  3. Crie um roteador externo (já vem criado por padrão)
  4. Dispare a instância
Disparando uma instância
  • Acesse seu painel Horizon.
  • Do lado esquedo, clique em Computação para expandir as opções, agora clique na opção Instâncias.
  • Em seguida clique no botão Disparar Instância.

  • Na aba Detalhes: Preencha um nome para a sua instância, escolha uma zona de disponibilidade e forneça a quantidade de instâncias que deseja criar (contagem).

  • Na aba Origem, escolha uma forma de inicializar a instância: imagem de sistema operacional (selecionada por padrão) ou snapshot de outra instância ou volume.
  • Em seguida, selecione uma imagem ou um snapshot da lista Disponível, clicando no botão à sua direita (com a flecha para cima) para alocá-lo à sua instância.

(Opcional) Se você quiser criar um volume de armazenamento externo para a sua instância, marque Sim em Criar novo volume e especifique o tamanho em GB.

Caso marque Sim em Excluir volume na exclusão da instância, este volume será APAGADO, sem a possibilidade de recuperação, quando você excluir a instância.

Na aba Flavor, escolha uma configuração de hardware para a sua instância.

Na aba Redes, escolha a rede a qual a sua instância ficará conectada (por padrão, é a Rede interna). Se não houver redes em seu projeto, é preciso antes criar uma.

Se você não vincular sua instância a um par de chave, você não irá conseguir acessa-la remotamente.

  • Na aba Grupos de Segurança, escolha os grupos de segurança que definem as regras de firewall da sua instância. Estas regras devem ter sido criadas previamente.

Por padrão, todo tráfego externo das instâncias é bloqueado. Por isso, lembre-se de criar regras para as portas que deseja liberar: 22 (SSH), 3389 (RDP), 80 (HTTP) etc.

  • Na aba Par de chaves, escolha o par de chaves pública/privada que você usará para logar na sua instância. Se não tiver, crie ou importe um par de chaves agora.

Se você não vincular a instância à um par de chave, você não irá conseguir acessa-la remotamente.

  • Por fim, clique no botão Disparar instância no canto inferior direito e aguarde alguns instantes até que a sua instância seja criada!

As instâncias não são criadas com um IP público. Por isso, se você quiser liberar o acesso externo dela, aloque um IP flutuante.

Atualizado em 5 de novembro de 2018

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados