1. Home
  2. E-mail Marketing
  3. Como criar uma Segmentação – Email Marketing

Como criar uma Segmentação – Email Marketing

Neste Artigo iremos detalhar como criar uma segmentação para usar em suas mensagens.

O que é uma segmentação.
  • A segmentação se trata de um filtro no qual pode ser criado para ajudar a filtrar certos tipos de contatos que tiveram comportamentos específicos em alguma mensagem.
  • A segmentação é capaz de filtrar entre quatro critérios, são eles: Clicou, Não clicou, Abriu e Não abriu
  • Além disso é possível mesclar critérios, para criar uma segmentação mais especifica podendo inserir a quantidade de critérios que quiser

Como Criar uma segmentação

Primeiramente clique em “Segmentação” no lado esquerdo e então em “Criar Segmentação”;

  • Em seguida será mostrada a seguinte tela

  • Nela será possível escolher entre dois critérios, dentre eles: atendam ao menos uma das opções e atendam todas as seguintes opções;
  • Após selecionar alguma das duas, abaixo serão gerados dois campos, um no qual será escolhido o critério para analise, e no outro qual mensagem será analisada pelo critério;
  • Portanto, caso escolha a opção atendam todas as seguintes opções, somente contatos que cumpram todos os critérios adicionados serão puxados pela segmentação.

  • Após selecionar o critério basta seguir selecionando a Mensagem no segundo campo, conforme imagem:

  • Para adicionar mais critérios para sua segmentação, basta clicar no botão de (+) abaixo de Mensagem, e então moldá-lo da maneira que desejar.

Após estes passos basta clicar em Criar Segmentação.

Para usá-la, durante a seleção de destinatários da criação da mensagem (Passo 4), terá uma aba chamada Segmentação. Basta expandi-la que verá sua segmentação e os contatos que a mesma colheu por meio de seus critérios.

É importante saber que ao selecionar o critério “atendam todas as seguintes opções“, todas as opções selecionadas serão somadas, ou seja, se todos os critérios diferentes forem escolhidos para uma mesma mensagem (abriu, não abriu, clicou e não clicou), a ferramenta não retornará nenhum contato pois não é possível um destinatário abrir e ao mesmo tempo não abrir uma mensagem, clicar e não clicar e etc.

O ideal é que sejam escolhidas opções não conflitantes e possíveis, como Abriu + Não clicou, Abriu + Clicou e etc.

Essa regra só vale caso, após selecionar a opção atendam todas as seguintes opções, queira criar diversos critérios específicos dentro uma mesma mensagem.

Aproveite e conheça outros produtos da Locaweb, como o Hospedagem de Sites, clique aqui e saiba mais!

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados