1. Home
  2. VPS Locaweb
  3. Como verificar porta de rede aberta no Windows
  1. Home
  2. Cloud Hosting
  3. Como verificar porta de rede aberta no Windows
  1. Home
  2. Cloud Server PRO
  3. Como verificar porta de rede aberta no Windows
  1. Home
  2. VPS cPanel
  3. Como verificar porta de rede aberta no Windows

Como verificar porta de rede aberta no Windows

Sempre que um software precisa acessar a internet ele utiliza uma porta TCP ou UDP, assim sendo a porta não pode ser usada por mais nenhum outro serviço. Dessa forma podemos testar uma porta aberta no windows seguindo o procedimento abaixo:

Download dos software:
    1. No site onde tem o Port Listener para baixar existem duas opções, baixe a opção Compressed .ZIP File.
    2. No site onde tem o PortQryUI para baixar existe um botão Download ao lado direito para baixar o arquivo PortQryUI.exe.

Importante ter instalado qualquer programa para descompactar arquivo com extensão ZIP

Uso do Prompt de Comando

Primeiro vamos verificar, por exemplo, se a porta 34567 esta aberta. Em iniciar procure por cmd e depois digite o comando netstat -na | find “34567” ou o comando netstat -ano | findstr 34567. Se de fato não há nenhum serviço em execução o retorno do comando será semelhante a:

Configuração do Port Listener

Assim que descompactar e executar o Port Listener a tela mostrada será como a exibida abaixo. O primeiro campo é para selecionar o tipo de protocolo e o segundo campo para digitar o numero da porta. No nosso caso TCP e 34567, respectivamente e então pressionar Start. Em seguida abra novamente o cmd e repita um dos comandos acima para verificar se a porta esta em LISTENING ou seja em execução:

De modo que só pode haver um serviço na porta em execução, ao tentar abrir outro Port Listener é exibida uma tela de erro como a mostrada abaixo:

Configuração do PortQryUI

Supondo que há um serviço qualquer em execução na porta 34567. Podemos escutar o serviço utilizando o PortQryUI que por padrão vem como destino o IP Localhost. Na opção de Query Type selecione Manually input query ports e digite 34567 depois em Protocol selecione TCP e por fim pressione Query. O resultado será LISTENING:

Configuração do CurrPorts

Similarmente ao exemplo anterior onde há um serviço em execução na porta 34567 vamos agora utilizar o CurrPorts. Nas colunas Process Name, Protocol, Local Port e State podemos identificar que há um processo em execução com o status de Listening. Agora ao clicar com o botão direito do mouse no processo do listener.exe e depois clicar em Properties podemos ver algumas informações do processo.

Aproveite e conheça outros produtos da Locaweb, como o Hospedagem de Sites, clique aqui e saiba mais!

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados