1. Home
  2. Criador de Sites
  3. Integrar seu site e checar código no Google Analytics – Criador de Sites

Integrar seu site e checar código no Google Analytics – Criador de Sites

Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

Neste tutorial vamos aprender a como integrar o seu site ao Analytics, para que você tenha acesso a informações como: quantas pessoas acessaram meu site, se o acesso foi direto ou através de redes sociais, de qual cidade vem o maior número de acessos, etc. Desta forma, o acesso ao Google Analytics lhe fornecerá os relatórios estatísticos do seu site.

Vamos começar?

01 | Configurações iniciais no painel do Google Analytics
  • Para poder ter acesso ao Google Analytics, é preciso ter uma conta no Google. Caso você ainda não tenha, clique aqui e depois em Fazer login.

  • Após criada a conta no Google, clique aqui e acesse o Painel do Google Analytics;

  • Na página que abriu, preencha o Nome da Conta e habilite as opções desejadas no passo 1 – Configurações de Conta:

  • Atenção: Como gerar o ID de Acompanhamento?

    No passo 2 –  Configuração de Propriedade, preencha os campos e clique em Exibir opções Avançadas, habilite o Criar uma propriedade do Universal Analytics, preencha a URL do site com o endereço que será monitorado e selecione a pela opção Criar apenas uma propriedade do Universal Analytics;

  • No passo 3 – Sobre sua Empresa, preencha as informações conforme o seu segmento e clique em Criar.

  • Irá abrir uma pop-up com os temos do Google, leia e após clique em Aceito.
  • Após aceitar os termos, já irá abrir na página onde possui o ID de acompanhamento e a Tag de Site Global, os quais utilizaremos no Criador de Sites para contabilizar:

Caso não encontre o ID de acompanhamento, no próprio painel do Analytics possui um campo de busca que irá lhe informar.

  • Copie o ID de acompanhamento e cole-o dentro do Criador de Sites, na área de Configurações > Google Analytics. Após salve as alterações.

Caso seu Analytics tenha gerado o ID de medição, deverá refazer o procedimento acima e no passo 2 – configuração de propriedade, deve ser selecionada a opção “Criar apenas uma propriedade do Universal Analytics” que gerará o ID de acompanhamento.

Implementando o código de verificação

  • Ainda na página onde possui o ID de acompanhamento, em sua conta do Google Analytics, copie o código abaixo de Tag de Site Global (gtag.js).

  • Acesse a edição do seu site:

  • Em Elementos, selecione Código e arraste até o cabeçalho do site:

  • Clique em cima e insira o código copiado, em seguida clique no botão Aplicar:

  • Após inserir o código basta clicar em publicar para validar as alterações realizadas.

02| Checar código do Google Analytics – Criador de Sites

No Criador Sites é possível inserir códigos de acompanhamentos do Google Analytics. Porém, um problema em realizar uma análise a partir do Google Analytics é confiar nos dados apresentados na ferramenta.

Mas há extensões como o Tag Assistant, que pode te auxiliar a chegar estas informações.

Como funciona

Tag Assistant é uma extensão para seu navegador que te permite validar se os scripts do Google estão instalados corretamente. Basta acessar seu site, clicar na extensão e ele mostrará os resultados.

A ferramenta valida os scripts do Analytics implementados na página que deseja verificar.

Por exemplo, quando você solicita uma verificação na Home, ele valida apenas os scripts da home e assim faz com todas as páginas do site.


Validação

As validações são divididas em 3 cores

Verde

O Tag Assistant exibe uma etiqueta da cor verde quando os scripts do Google encontrados na página estão funcionando corretamente.

Azul

Uma etiqueta azul  significa que o Tag Assistant foi encontrado com questões de implementação menores, ou existem sugestões para melhorar o seu site.

Obs.: Com esse status, o plugin explica o que pode ser melhorado.

Vermelho

Quando é exibida essa cor, o plugin informa que a instalação do Script naquela página esta errada, ou seja, as informações obtidas pelo Google Analytics estão erradas ou nem existem informações sendo captadas ali.

Obs.: Quando o erro é exibido, também é explicado o problema e solução para que isso seja reparado.


Saiba mais
  • Download: Para fazer o download do Tag Assistant basta acessar o link:Tag Assistant (by Google)
  • Video de ajuda: Se você ainda tem mais dúvidas quanto ao aplicativo, veja o vídeo explicando como funciona o plugin. O Vídeo está disponível apenas em inglês, para assistir clique aqui.
  • Tutorial Google: Você também pode saber mais sobre a ferramenta com o tutorial da própria Google, para acessar, clique neste link.

Aproveite e conheça outros produtos da Locaweb, como o Hospedagem de Sites, clique aqui e saiba mais!

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados