1. Home
  2. E-mail Marketing
  3. Lista com status Importando – Email Marketing Locaweb

Lista com status Importando – Email Marketing Locaweb

Antes de finalizar a importação de uma lista, o Email Marketing faz uma análise nos contatos procurando contatos inválidos (erro de grafia que descaracteriza o endereço de email), contatos duplicados, contatos não-particulares, campos vazios, entre outros. Lembre-se: o Email Marketing não é uma ferramenta para limpeza de listas!

Ainda que esse processo leve poucos minutos, não há um prazo fixo pois o tempo varia de acordo com a quantidade de contatos e erros retornados.

Porém, se o arquivo não seguir com os requisitos para importação conforme esse artigo, a ferramenta pode ficar com o status da lista “Importando” e caso tenha saído da tela de importação não verá que ocorreu um erro.

Se estiver há um certo tempo (mais de 5 minutos) esperando que a ferramenta importe uma lista será necessário importar novamente. Mas antes é preciso saber qual erro encontrado no arquivo.

Buscando o status do arquivo importado
  • Clique no menu Listas;

  • Após, certifique-se de que a lista que você iniciou o processo de importação, está com o status “Importando”. Se sim, no botão de ações, clique em Administrar Lista;

  • No canto inferior direito, clique em Gerenciar Contatos -> Histórico de importações;

Nessa página estarão todos os arquivos que você já importou pra essa lista. Verifique o status do arquivo que você está com dúvida se importou ou não.

Se estiver como “Waiting for evaluation”, aguarde pois a ferramenta importou o arquivo mas está avaliando a lista.

Agora se o status for “Erro inesperado”, clique no nome do arquivo pra verificar qual foi o erro.

Essa é a tela de importação, e no alto terá uma tarja vermelha com um erro descrito.

Os erros mais comuns

A ferramenta não possui muitos erros no processo de importação para validar se o contato ainda existe portanto é importante que tenha sua lista atualizada.

Caso vejam algum “Erro inesperado” na listagem dos arquivos importados, provavelmente se tratará de um dos erros a seguir:

Campo email não encontrado: Nossa ferramenta não encontrou a identificação da coluna com os contatos. Nesse caso, há a necessidade de inserir na primeira linha da coluna onde estão os endereços de email, a palavra Email.

Caso o arquivo tenha outras colunas, é necessário que estejam identificadas na primeira linha de suas respectivas colunas. Exemplo: Nome na coluna com nomes, Telefone na coluna com os números de telefone e assim por diante;

Erro no processo: Nesse caso não é um erro específico mas provavelmente o arquivo possui muitos campos inválidos. O ideal é copiar os dados válidos desse arquivo e inserir num arquivo novo em formato xls, csv ou txt. Feito isso, importe o arquivo na ferramenta.

Se for identificado algum desses erros de importação, não é necessário excluir o arquivo ou a lista criada na ferramenta, somente importe novamente com as informações corretas.

Aproveite e conheça outros produtos da Locaweb, como a Hospedagem de Sites, clique aqui e saiba mais!

Atualizado em 22 de julho de 2019

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados