1. Home
  2. VPS Locaweb
  3. Migração de serviços básicos Jelastic para VPS Locaweb – VPS Locaweb

Migração de serviços básicos Jelastic para VPS Locaweb – VPS Locaweb

A execução dos passos contidos neste tutorial devem ser feitos com acesso SSH ao VPS Linux com usuário “root”. Caso precise de ajuda, consulte nossa documentação de ajuda: Acesso aos servidores com gerenciamento pelo cliente.

Com o objetivo de facilitar a migração de serviços que estão em execução no Jelastic, para o ambiente VPS Linux, disponibilizamos scripts de configuração automática dos serviços mais utilizados por nossos clientes.

Como todos os ambientes e containers Jelastic se baseiam na distribuição Linux CentOS 7, recomendamos a instalação deste sistema operacional em seu VPS.

Cada serviço (servidor de aplicações Tomcat e bancos de dados diversos) possui seu próprio script de instalação e deve ser executado conforme instruções específicas.

Primeiro, valide se as informações referentes aos Nameservers estão configuradas. Acesse o arquivo ‘resolv.conf’ :

vi /etc/resolv.conf

Caso não haja configuração para os nameservers, configure adicionando o domínio e os DNS:

search publiccloud.com.br
nameserver 186.202.26.26
nameserver 186.202.27.27

Após salvar o arquivo, podemos seguir com a instalação.

Instalação de JDK + Servidor Tomcat

Para instalar a máquina virtual Java e o servidor de aplicações Tomcat, utilize o comando abaixo, como usuário root no terminal de seu VPS:

Para instalar a máquina virtual Java e o servidor de aplicações Tomcat, utilize o comando abaixo, como usuário root no terminal de seu VPS:

bash <(curl -fsSL http://vps12104.publiccloud.com.br/jelastic/tomcat.sh)

O script listará as versões disponíveis de Tomcat e JDK para instalação. O resultado é o Tomcat devidamente instalado e configurado para rodar na porta (80) de seu servidor. Só resta copiar suas aplicações para o diretório /opt/tomcat/webapps.

Instalação de PostgreSQL

Para instalar o banco de dados PostgreSQL padrão do CentoOS 7 (PostgreSQL 9.2), utilize o comando abaixo, como usuário root, no terminal de seu VPS:

bash <(curl -fsSL http://vps12104.publiccloud.com.br/jelastic/postgresql.sh) 

Ao fim do processo, o banco de dados deverá estar no ar, na porta padrão (5432) e com a configuração padrão do PostgreSQL. O que resta agora é migrar os dados e usuários de seu banco original.

Instalação de MySQL

Para instalar o banco MySQL, utilize o comando abaixo, como usuário root, no terminal de seu VPS:

bash <(curl -fsSL http://vps12104.publiccloud.com.br/jelastic/mysql.sh)

O script permite escolher entre as versões 5.7 e 8 do MySQL. Ao fim da instalação, o script pedirá uma senha de root para o serviço MySQL e depois deixará o serviço no ar, na porta padrão (3306).

Instalação de MariaDB

Para instalar o banco MariaDB, utilize o comando abaixo como usuário root, no terminal de seu VPS:

bash <(curl -fsSL http://vps12104.publiccloud.com.br/jelastic/mariadb.sh)

Ao fim da instalação, o script pedirá uma senha de “root” para o serviço MariaDB e mais algumas informações de segurança obrigatórias e depois deixará o serviço no ar, na porta padrão (3306).

Instalação do Node.JS

Para instalar a máquina virtual com Node.JS na versão (v6.14.3), utilize o comando abaixo, como usuário root no terminal do seu VPS Linux:

bash <(curl -fsSL http://vps12104.publiccloud.com.br/jelastic/nodejs.sh)

Nele está incluso o NPM que é o gerenciador de pacotes para a linguagem de programação JavaScript. O NPM vem na versão (3.10.10). Ao fim do processo, o serviço já vem ativo, na porta (80) e com a configuração padrão do Node.JS.

Caso tenha bloqueado alguma porta citada no artigo, saiba que é possível realizar a liberação, para mais detalhes veja nossa documentação de Ajuda: Configurando IPTables.

Atualizado em 16 de abril de 2019

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados