1. Home
  2. Hospedagem de Sites
  3. Módulos PHP – Hospedagem de sites

Módulos PHP – Hospedagem de sites

Caso você necessite utilizar algum módulo do PHP mas tenha dúvidas de quais estão disponiveis em nossa plataforma, neste arquivo disponibilizaremos uma lista de módulos funcionais.

Exemplos de Módulos
bcmath Cálculos matemáticos com qualquer precisão numérica que determinar.
bz2 Compressão e descompressão de arquivos no formato bz2.
calendar Conversão entre formatos de calendário (gregoriano e juliano) e funções de datas em geral.
ctype Para quem usa caracteres em outras linguagens (Unicode e ISOs), este módulo ajuda na identificação de caracteres alfanuméricos, números, validação, etc…
curl Possibilita a comunicação com sites e aplicações remotas através do protocolo HTTP e/ou HTTPS (suporta outros). Usado para pegar o conteúdo de uma página externa ou invocar um webservice, por exemplo.
Date
date Possibilita a comunicação com sites e aplicações remotas através do protocolo HTTP e/ou HTTPS (suporta outros). Usado para pegar o conteúdo de uma página externa ou invocar um webservice, por exemplo.
date  Funções de data em geral.
DBA
dba Camada de abstração de acesso a dados para os bancos Berkeley DB (os .db ou .dbm da Sleepycat).
dbase Funções específicas para acessar dbase.
BDX
dbx Camada de abstração de acesso a dados para os bancos MySQL, SQLite, Microsoft SQL Server, etc (pode-se trabalhar de forma genérica a usar funções específicas e amarradas a um tipo de banco).
dom Manipulação de XML usando DOM.
exif Trabalha com metadados de imagens, como por exemplo, descobrir se uma imagem é do tipo GIF, JPG, TIFF, etc…
filter Validação de parâmetros – pode ser usado para validar parâmetros passados pela web para uma aplicação e filtrar ataques de SQL Injection e/ou CSS (cross site scripting).
ftp Funções que conversam em FTP com servidores externos.
gd Manipulação de imagens. Pode criar imagens, manipular cores, redimensionar, escrever um texto dentro de imagem, etc… gd2 está disponível nos servidores
Gettext
gettext Utilizado para criar as suas aplicações em vários idiomas. Você pode utilizar arquivos com traduções à parte, onde mapeia configurações de chave/valor para os textos. Desta forma, para traduzir para outro idioma, fica muito mais fácil (nota: traduzir e internacionalizar são coisas diferentes internacionalizar é um conceito muito mais amplo).
Ioncube
hash Gera valores únicos (hash) de strings, arquivos texto, etc usando diversos tipos de algoritmo. Útil para fazer comparações, checar integridade de arquivos, etc…
iconv Converte textos entre diferentes conjuntos de caracteres (unicode e ISOs).
ioncube loader Como o source guardian e o zend, permite processar arquivos criptografados por quem usou o IonCube.
imap Conversa o protocolo IMAP de recebimento de mensagens de e-mail.
json Transforma chamadas javascript que utilizam o formato JSON em variáveis no PHP e vice-versa. Muito útil para criar sites dinâmicos.
ldap Conversa o protocolo LDAP. O seu site pode se conectar a um diretório externo LDAP e usá-lo para autenticar usuários. As funções deste módulo teoricamente funcionam até com o Active Directory da Microsoft.
Mysli
libxml Mais funções de manipulação de XML.
mbstring Manipulação de caracteres internacionais. Algumas linguagens como japonês e chinês possuem tantos caracteres que não cabem em um único byte como no ASCII e assim necessitam de mais bytes para representá-lo. Este conjunto de funções auxilia a fazer comparações, encontrar caracteres dentro de textos, etc…
mcrypt Criptografia com diversos algoritmos simétricos e assimétricos e tamanhos de chaves criptográficas.
mhash Na mesma linha do módulo hash.
mime_magic Determina o mime type de um arquivo.
mssql Funções específicas para acessar o MySQL.
mysqli Evolução da extensão mysql. São funções turbinadas que trabalham com as novas características como transações e stored procedures.
Odbc
oci8 Funções específicas para acessar o Oracle. Em ambiente compartilhado por questões de desempenho este módulo foi descontinuado. Caso necessite deste recurso será necessária a contratação de um servidor dedicado
odbc Funções genéricas de acesso a dados, usando o conceito do ODBC – permite abstrair o acesso a qualquer banco de dados sem precisar conhecer o fabricante. Se um dia trocar o banco, não precisa mudar a programação. A desvantagem é que não é tão performático como a forma nativa de acesso.
openssl Funções de criptografia usando a popular biblioteca openssl.
pcntl Controla os processos semelhante ao Unix.
pcre Regular expressions em PHP. Recurso bastante comum na linguagem perl, também está disponível no PHP. O uso de expressões regulares permite que se encontrem padrões de texto dentro de outros textos, manipulem strings de maneira simples ou bem complexa, etc…
pdf Cria arquivos PDF dinamicamente.
PDO
pdo PHP Data Objects – interface de acesso a banco de dados (a contrário de uma camada de abstração total, esta extensão não gera SQL automaticamente). É uma extensão relativamente nova e tem como objetivo padronizar o acesso a banco de dados usando as mesmas funções independentemente do banco que se conectar.
pdo_dblib PHP Data Objects – interface de acesso a banco de dados (a contrário de uma camada de abstração total, esta extensão não gera SQL automaticamente). É uma extensão relativamente nova e tem como objetivo padronizar o acesso a banco de dados usando as mesmas funções independentemente do banco que se conectar
PDO MySQL
pdo_mysql  PHP Data Objects – interface de acesso a banco de dados (a contrário de uma camada de abstração total, esta extensão não gera SQL automaticamente). É uma extensão relativamente nova e tem como objetivo padronizar o acesso a banco de dados usando as mesmas funções independentemente do banco que se conectar
pdo_odbc PHP Data Objects – interface de acesso a banco de dados (a contrário de uma camada de abstração total, esta extensão não gera SQL automaticamente). É uma extensão relativamente nova e tem como objetivo padronizar o acesso a banco de dados usando as mesmas funções independentemente do banco que se conectar
pdo_pgsql PHP Data Objects – interface de acesso a banco de dados (a contrário de uma camada de abstração total, esta extensão não gera SQL automaticamente). É uma extensão relativamente nova e tem como objetivo padronizar o acesso a banco de dados usando as mesmas funções independentemente do banco que se conectar
pdo_sqlite  PHP Data Objects – interface de acesso a banco de dados (a contrário de uma camada de abstração total, esta extensão não gera SQL automaticamente). É uma extensão relativamente nova e tem como objetivo padronizar o acesso a banco de dados usando as mesmas funções independentemente do banco que se conectar
pgsql Funções específicas para acessar o PostgreSQL.
posix Funções de baixo nível no sistema operacional, como consulta de permissão de arquivos e consulta de processos.
Reflection
reflection O grande diferencial do PHP5 em relação ao PHP4 é a arquitetura voltada para classes e objetos. Quem programa orientado a objetos sabe que o recurso de reflexão é importante para se inspecionar os métodos de uma classe e com isso realizar operações que uma linguagem procedural não conseguiria.
Session
session  Recurso imprescindível para aplicações na web – sessões. Dispensa maiores comentários.
simplexml Mais uma biblioteca de manipulação de XML.
soap Utilizando SOAP com PHP, o usuário tem uma extensão de chamada e manipulação de webservices através do protocolo SOAP.
sockets  Funções genéricas de abertura de portas (sockets). Com elas, você pode implementar o seu protocolo de comunicação com um servidor externo qualquer.
Sourceguardian
sourceguardian Módulo que processa arquivos encriptados pelo Source Guardian. Para proteger a propriedade intelectual de seus clientes, alguns desenvolvedores encriptam o código e o colocam no site do seu clente. E para que estes arquivos sejam processados com sucesso, extensões como esta devem estar habilitadas.
SPL
spl coleção de interfaces e classes para casos comuns – arrays, exceptions, debug, etc…
sqlite Funções específicas para acessar o Sqlite.
standard O core do PHP.
suhosin Funções específicas de segurança e auditoria de código.
tidy Manipulação de HTML (verificar se está no padrão, navegar dentro dos nós dos elementos no HTML, etc).
tokenizer Manipulação de código fonte em PHP.
XML
wddx Mais uma extensão de manipulação de XML.
xml  O próprio.
xmlreader Parser de XML, lendo e manipulando arquivos XML.
xmlwriter Parser de XML, escrevendo e manipulando arquivos XML.
xmlrpc Usado para chamar webservices e/ou escrever um servidor que disponibilize serviços do seu site para o mundo.
xsl Transformações XSLT entre XML e XSL.
zend optimizer Acelerador de código (transparente para os clientes) para servir melhor e mais rápido os seus arquivos. Como a extensão source guardian também interpreta arquivo encriptados pelo Zend
zip Extensão para compactar e descompactar arquivos em formato ZIP.
zlib  Extensão para compactar e descompactar arquivos em formato GZIP.

Agora que aprendeu sobre ps módulos do PHP, confira nosso serviço de Hospedagem de Sites!

Atualizado em 24 de julho de 2019

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados