1. Home
  2. E-mail Marketing
  3. Personalizar domínio de envio – Email Marketing

Personalizar domínio de envio – Email Marketing

Veremos neste tutorial como personalizar o Domínio de envio (Return Path) e a assinatura DKIM em sua conta de Email Marketing.

O que é Return-Path?

Return Path é uma solução de correio eletrônico, funciona para o envio e recebimento de emails. O seu objetivo é ajudar os servidores a obter mais opções de trajeto e confirmação do recebimento da mensagem enviada para cada um dos destinatários.
O Return Path permite diagnosticar erros na entrega da mensagem e impedir a incapacidade da mensagem chegar até o destinatário, melhorando também a reputação do seu envio.

O que é DKIM?

DKIM (Domain Keys Identified Mail) ou “Chave de identidade do domínio”, é uma especificação do IETF que define um mecanismo para autenticação de e-mail baseado em criptografia de chaves públicas. Através do uso do DKIM, uma organização assina digitalmente as mensagens que envia, permitindo ao receptor confirmar a autenticidade da mensagem. Para verificar a assinatura digital, a chave pública é obtida por meio de consulta ao DNS do domínio do assinante.
Ao contrário do SPF, que verifica somente o envelope, o DKIM verifica o cabeçalho da mensagem. Esta técnica acarreta um custo computacional adicional por mensagem, tanto para o MTA remetente quanto para o receptor.

01| Configurar o domínio desejado
  • Em seu painel do Email Marketing, acesse  Configurações > Domínios.
  • No campo Domínio de envios, informe o subdomínio que deseja utilizar e o seu Domínio, conforme exemplo abaixo:

  • Em seguida, serão apresentadas as entradas necessárias para configurar a Zona de DNS de seu domínio.

Lembrando que o nome subdominio é apenas um exemplo, você pode escolher o nome que achar mais apropriado, exemplo: news, envios, info, etc.

  • Segue abaixo as entradas necessárias para a personalização:
Entrada Tipo Conteúdo
subdominio CNAME bounces.mktnaweb.com
subdominio TXT v=spf1 include:_spf.emailmkt.correio.ws -all
emkt._domainkey.subdominio TXT Veja os dados do seu painel
  1. Substitua subdominio pelo nome que desejar;
  2. Também substitua dominio.com.br pelo endereço do seu site;
  3. Basta clicar no conteúdo existente no campo TXT DKIM para que ele seja copiado;
  4. Após a criação das entradas, aguarde o prazo de propagação que pode durar de 3 a 4 horas. Após isto prossiga ao próximo tópico para solicitar ao Suporte a personalização do recurso.

Em casos que o seu provedor não permita a inclusão de mais de uma entrada com o mesmo nome, você deverá incluir apenas a primeira entrada do tipo CNAME e TXT DKIM

02| Validando a configuração
  • Após realizar as configurações na zona de DNS e aguardar o tempo recomendado, basta acessar novamente seu painel do Email Marketing, no Menu Configurações > Domínios;
  • Todas as entradas deverão estar Verdes para que você possa realizar envios e acompanhar os resultados.

Atualizado em 4 de julho de 2018

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados