1. Home
  2. Cloud OpenStack Locaweb
  3. Ponto de restauração da Instância Snapshots – Cloud OpenStack

Ponto de restauração da Instância Snapshots – Cloud OpenStack

Os Snapshots criam pontos de restauração no servidor, caso ocorra algum problema numa aplicação ou seja necessário guardar os dados antes de uma atualização crítica, é possível restaurar o sistema, deixando-o exatamente como era no momento em que foi criado o Snapshot.

Você pode fazer quantos snapshots quiser dentro do espaço em disco incluso em todos os planos de 320 GB.

  • As informações do snapshots são armazenadas em uma área separada, nesse caso você pode excluir a instância que foi gerado o Snapshot sem se preocupar em perder arquivos ou configurações feitas ou com o Flavor ( Sabor ) escolhidos.
  • NÃO é possível restaurar um Snapshot com um Flavor ( Sabor ) com espaço em disco menor da instância que foi gerada a imagem ( Motivo: com espaço em disco menor existe a possibilidade de perda de dados ).
  • Para criar o Snapshot clique em Computação  depois em Instâncias.
  • Do lado direito da instância que será copiada, clique em Criar Snapshot.

  • Ao clicar nessa opção basta digitar um nome para a imagem e em seguida clicar em Criar Snapshot.

Lembrando que ao restaurar o Snapshot ele vai consumir dos recursos inclusos pois ele não sobrepõem a imagem original.

  • Todos os Snapshots são alocados nas Imagens da aba Computação.
  • Para restaurar o Snapshot basta clicar no botão Ativar do lado do Snapshot a ser restaurado e será redirecionado para a tela de Disparar Instância:

  • Nessa tela você pode inserir o par de chaves e a rede que estava anteriormente caso tenha removido a instância original. Se excluiu a instância original é possível utilizar o mesmo IP Flutuante no Snapshot gerado.

Insira o par de chaves ou crie uma nova para associar a instância, pois caso não tenha vinculado a senha, não sera a mesma que utilizou ao criar a imagem da instância.

Atualizado em 29 de janeiro de 2019

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados