1. Home
  2. Clic Lead
  3. Primeiros Passos – Clic Lead

Primeiros Passos – Clic Lead

Olá! Vamos te ajudar com os primeiros passos do Clic Lead. Aqui você irá aprender para o que serve cada funcionalidade e o que fazer para ter o melhor resultado possível por meio da ferramenta. 

O Clic Lead surgiu para ajudar você que acredita que é possível melhorar e agilizar o atendimento de clientes, não só por meio do WhatsApp mas também podendo divulgar seu contato por QR Code em campanhas. Com todas essas ferramentas, você retém informações preciosas para aperfeiçoar a experiência dos seus clientes com a sua marca.

Vamos começar suas configurações?! 

1º Passo: Entendendo o Layout do Painel 

Ao acessar a central do cliente, vá até a seção “Meus produtos” e clique no “Clic Lead”. Pronto, você será direcionado(a) ao painel do produto. 

A sua esquerda temos o menu principal do produto com as seguintes abas: 

  • Página inicial 
  • Meus telefones 
  • Widget no site  
  • Campanhas 
  • Resultados 

Vamos falar mais um pouquinho sobre cada uma dessas seções?! 

Neste momento você está na “Página inicial”, essa página apresenta o resumo do produto, com as seguintes informações: Plano contratado, Números de telefones ativos, Número de widgets ativos e Números de campanhas ativas. 

2º Passo: Meus telefones e suas configurações 

Para iniciarmos as configurações da ferramenta devemos antes de tudo cadastrar a pessoa responsável pelo atendimento por WhatsApp, para que ela receba os contatos de clientes. 

Clique na aba “Meus telefones”. Aqui você pode administrar o seu atendimento. 

Para adicionar um contato de atendimento, insira um Nome ou Apelido e o número de WhatsApp que receberá o contato de clientes com DDD, não é preciso colocar () ou -. Ao finalizar clique em “Salvar”. 

Pronto! Já temos o atendimento configurado.

3º Passo: Widget e suas configurações 

Agora que finalizamos a configuração do atendimento, clique na aba “Widget no site 

Nessa aba teremos algumas seções, sendo elas: 

  • Informações gerais 
  • Atendimento 
  • Introdução 
  • Coleta de dados e proteção de privacidade 
  • Mensagem de abertura 
  • Comportamento do Widget na página 
  • Link JavaScript do widget 

 Além de uma prévia em alta fidelidade do resultado final do seu widget, conforme você realiza alterações nas seções citadas anteriormente é possível acompanhar o resultado em tempo real na “Visualização do widget”. Lembrando que essa prévia só será configurada no seu site a partir do momento que você clicar em “Salvar configuração”, enquanto isso você pode modificar e visualizar as configurações sem alterar nada no seu site. 

Vamos falar um pouquinho a mais sobre cada uma dessas seções. 

Informações gerais: 

Antes de tudo precisamos dar um apelido para o widget para que seja fácil identificá-lo no futuro. Além disso você pode visualizar o status do widget, se estiver visível no site aparecerá o status “Ativado”, caso contrário “Desativado”.

Atendimento: 

Escolha do atendimento: aqui você escolherá para quem será direcionado os contatos que vierem através do widget. Lembrando que é necessário cadastrar o atendimento na aba “Meus telefones” para que seja possível visualizá-lo nessa configuração.

Introdução: 

A partir dessa seção você poderá ver os resultados das modificações que você realiza direto na “Visualização do widget” que está à direita da sua tela de configuração. 

O campo “Mensagem para receber visitantes” é um campo de boas-vindas/introdução. Quando as pessoas estiverem no seu site e clicarem no ícone do Widget, será apresentada uma mensagem de “Saudação” que você pode editar como quiser. Da mesma forma, você pode editar o campo de “Introdução”, onde poderá deixar uma prévia para ajudar seu visitante a iniciar um assunto. 

Coleta de dados e proteção da privacidade: 

Uma das formas mais baratas e eficientes de aumentar as vendas e manter o engajamento dos clientes é manter um contato próximo e constante com os que já conhecem a sua marca onde quer que eles estejam. 

 Para atingir isso é importante que você tenha algumas informações desse cliente para utilizá-las em CRM e Campanha de e-mail marketing, Facebook Ads e Google Ads, assim mantendo o contato e incentivando o cliente a conhecer sua marca, produtos e atendimento. Por isso temos a funcionalidade chama “Coleta de dados e proteção de privacidade”. 

Nessa funcionalidade você pode escolher quais dados deseja coletar e com a aprovação do visitante do site você pode utilizá-las para aperfeiçoar seu atendimento, marketing e contato. 

Atualmente temos 4 dados disponíveis para serem coletados, sendo eles: 

  • Nome 
  • Sobrenome 
  • Telefone 
  • e-mail. 

É importante que você saiba o porquê está coletando cada um desses dados e como irá utilizá-los, pois quanto mais informações forem necessárias, maior pode ser a probabilidade de o cliente desistir de realizar o contato. 

Pensando em fazer com que o cliente não desista do contato com a sua empresa, mantemos os campos de “Quero coletar os dados de contatos no widget” como NÃO obrigatórios, assim fazendo com que clientes que não desejam compartilhar informações não desistam do contato e você possa realizar o atendimento. 

Os dados coletados são armazenados na aba “Resultados” e você pode entender melhor como utilizar esses dados acessando o artigo Coleta de Contatos 1º passo: Aba de Resultados.

Proteção da privacidade: 

Caso você deseje coletar dados de clientes, é importante que tenha uma Política de privacidade para resguardar sua empresa contra possíveis ações movidas por visitantes do site, devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  (Seria bom colocarmos o link da lei?) 

Para a sua segurança fornecemos duas opções de política de privacidade.  

  1. Caso você já tenha uma política de privacidade no seu site é necessário apenas adicionar a URL do mesmo e adaptar sua política para que você possa coletar dados. 
  2. Caso você não tenha uma política de privacidade em seu site, você pode utilizar a Política de privacidade fornecida pelo Clic Lead.

Mensagem de abertura: 

Quando o visitante escrever uma mensagem pelo widget que está em seu site e clicar em “Iniciar conversa”, você automaticamente receberá em seu whatsApp a “mensagem de abertura”, juntamente com o texto que esse contato lhe escreveu. Isso é importante para que você possa identificar quais contatos estão vindo através do seu site e entender quais são suas necessidades e dúvidas, até mesmo para que seja possível melhorar alguma comunicação/informação no site.

Comportamento do Widget na página:

Com o “Comportamento do Widget na página”, você consegue melhorar a eficiência do seu Widget. Essa funcionalidade permite que você escolha a partir de qual altura (20%, 50%, 80% ou sempre) o widget aparecerá para o visitante do seu site, assim fazendo com que ele tenha que navegar por uma certa quantidade da sua página para que o Widget apareça e seja possível entrar em contato.  

O lado da página é referente a qual lado o widget irá ser fixado em seu site. Podem escolher entre “direito inferior” ou “esquerdo inferior”. 

Salvar configuração e ativar o Widget: 

Agora que você realizou todas as configurações e visualizou como ficou a prévia do Widget, clique em “Salvar configuração”.  Finalizando, clique em “Ativar widget” para visualizar o código JavaScript.

O botão “Ativar widget”/”Desativar widget” é utilizado para que você não precise remover o código JavaScript do seu site, caso deseje desativa-lo. Utilize esse botão para disponibilizar e remover o Widget do site. 

4º Passo: Instalando o Widget: 

Após salvar o widget é preciso copiar o código JavaScript e inclui-lo no site. Caso precise de ajuda para adicioná-lo em seu site, clique no link abaixo para visualizar os tutoriais de instalação para cada formato de site: Instalação do Widget

 

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados