1. Home
  2. Clic Lead
  3. Primeiros Passos – Clic Lead

Primeiros Passos – Clic Lead

Olá! Vamos te ajudar com os primeiros passos do Clic Lead, aqui você irá aprender para o que serve cada funcionalidade e o que fazer para ter o melhor resultado possível por meio da ferramenta. 

O Clic Lead surgiu para ajudar você que acredita que é possível melhorar e agilizar o atendimento de clientes, não só por meio do WhatsApp mas também utilizando informações para aperfeiçoar a experiência de cliente com a sua marca.  

Vamos começar suas configurações?! 

1 | Entendendo o Layout do Painel 

Ao acessar a central do cliente, vá até a seção “Meus produtos” e clique no “Clic Lead”, Pronto, você será direcionado(a) ao painel do produto. 

A sua esquerda temos o menu principal do produto com as seguintes abas: Página inicial, Meu atendimento, Widget e Contatos gerados. Vamos falar mais um pouquinho sobre cada uma dessas seções?! 

Neste momento você está na “Página inicial”, essa página apresenta o resumo do produto, com as seguintes informações: Plano contratado, Número de atendentes ativos e Número de widgets ativos.

2 | Meu atendimento e suas configurações 

Para iniciarmos as configurações da ferramenta devemos antes de tudo cadastrar a pessoa responsável pelo atendimento por WhatsApp, para que ela receba os contatos de clientes. 

Clique na aba “Meu atendimento”. Aqui você pode administrar o seu atendimento.

Para adicionar um contato de atendimento, insira um Nome ou Apelido e o número de WhatsApp que receberá o contato de clientes com DDD, não é preciso colocar () ou -. Ao finalizar clique em “Salvar 

Pronto! Já temos o atendimento configurado.

3 | Widget e suas configurações 

Agora que finalizamos a configuração do atendimento, clique na aba “Widget 

Nessa aba teremos algumas seções, sendo elas: Informações gerais, atendimento, Introdução, Coleta de dados e proteção de privacidade, Mensagem de abertura e Comportamento do Widget. Além de uma prévia em alta fidelidade do resultado final do seu widget, conforme você realiza alterações nas seções citadas anteriormente é possível acompanhar o resultado em tempo real na “Prévia do Widget”. Lembrando que essa prévia só será configurada no seu site a partir do momento que você clicar em “Salvar configuração”, enquanto isso você pode modificar e testar as configurações sem alterar nada no seu site. 

Vamos falar um pouquinho a mais sobre cada uma dessas seções. 

Informações Gerais

Antes de tudo precisamos dar um apelido para o widget para que seja fácil identificá-lo no futuro. Além disso você pode visualizar o status do widget, se estiver visível no site aparecerá o status “Ativado”, caso contrário “Desativado

Atendimento

Escolha do atendimento: aqui você escolherá para quem será direcionado os contatos que vierem através do widget. Lembrando que é necessário cadastrar o atendimento na aba “Meu atendimento” para que seja possível visualizá-lo nessa configuração.  

Introdução

A partir dessa seção você poderá ver os resultados das modificações que você realiza direto na “Prévia do Widget” que está à direita da sua tela de configuração. 

O campo “Mensagem de introdução no widget” é um campo de boas-vindas/introdução, quando as pessoas clicarem no ícone do Widget será apresentada uma mensagem para contextualizar o propósito do Widget.

Coleta de dados e proteção da privacidade

Uma das formas mais baratas e eficientes de aumentar as vendas e manter o engajamento dos clientes é manter um contato próximo e constante com clientes que já conhecem a sua marca onde quer que eles estejam. 

 Para atingir isso é importante que você tenha algumas informações desse cliente para utilizá-las em CRM e Campanha de e-mail marketing, Facebook Ads e Google Ads, assim mantendo o contato e incentivando o cliente a conhecer sua marca, produtos e atendimento. Por isso temos a funcionalidade chama “Coleta de dados”. 

Nessa funcionalidade você pode escolher quais dados deseja coletar e com a aprovação do visitante do site você pode utilizá-las para aperfeiçoar seu atendimento, marketing e contato. 

Atualmente temos 4 dados disponíveis para serem coletados, sendo eles: Nome, Sobrenome, Telefone e e-mail. 

É importante que você saiba o porquê está coletando cada um desses dados e como irá utilizá-los, pois quanto mais informações forem necessárias, maior pode ser a probabilidade do cliente desistir de realizar o contato. 

Pensando em fazer com que o cliente não desista do contato com a sua empresa, mantemos os campos de captura como NÃO obrigatórios, assim fazendo com que clientes que não desejam compartilhar informações não desistam do contato e você possa realizar o atendimento. 

Os dados coletados são armazenados na aba “Contatos Gerados” e você pode entender melhor como utilizar esses dados acessando a função Coleta de Contatos.

Proteção da privacidade

Caso você deseje coletar dados de clientes, é importante que tenha uma Política de privacidade para resguardar sua empresa contra possíveis ações movidas por visitantes do site, devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  

Para a sua segurança fornecemos duas opções de política de privacidade.  

  1. Caso você já tenha uma política de privacidade no seu site é necessário apenas adicionar a URL do mesmo e adaptar sua política para que você possa coletar dados 
  1. Caso você não tenha uma política de privacidade em seu site, você pode utilizar a Política de privacidade fornecida pelo Clic Lead.  

Mensagem de abertura

Depois que a pessoa visitante do seu site escrever a mensagem que deseja enviar para o seu WhatsApp por meio do widget, e clicar em “Iniciar conversa”, ao abrir o WhatsApp será apresentado a mensagem de abertura e o texto que a pessoa visitante escreveu no Widget. Isso é importante para que você possa identificar quais contatos estão vindo através do seu site e entender quais são suas necessidades e dúvida, até mesmo para que seja possível melhorar alguma comunicação/informação no site. 

Comportamento do Widget

O comportamento do widget serve para que você melhore a eficiência do seu Widget. Essa funcionalidade permite que você escolha a partir de qual altura o widget será liberado para a pessoa visitante do seu site, assim fazendo com que esse visitante tenha que ler uma certa quantidade da sua página para que o Widget apareça e seja possível entrar em contato. O lado da página é referente a qual lado o widget irá aparecer na tela da pessoa visitante do site.

4 | Salvar e ativar o Widget 

Agora que você realizou todas as configurações e visualizou como ficou a prévia do Widget, clique em “Salvar configuração”.  

Para finalizar clique em “Ativar widget” para visualizar código JavaScript. 


O botão “Ativar widget”/”Desativar widget” é utilizado para que você não precise remover o código JavaScript, caso deseje remover o widget do site. Utilize esse botão para disponibilizar e remover o Widget do site. 

5 | Instalando o Widget 

Após salvar o widget é preciso copiar o código JavaScript e inclui-lo no site. Caso precise de ajuda para adicioná-lo em seu site, clique no link abaixo para visualizar os tutoriais de instalação para cada formato de site 

Instalação de Widget – Clic Lead 

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados