1. Home
  2. SPF

SPF

O que é o SPF

SPF (Sender Policy Framework), é um sistema que evita que outros domínios, enviem e-mails não autorizados em nome de um domínio.

Domínio pode ou não autorizar que outros IP’s fora desta relação enviem e-mails em seu nome. O administrador configura esta relação na entrada TXT da zona de DNS seguindo as regras da RFC 4408.

A entrada SPF, pode ter 4 atributos diferentes que alteram o modo como o servidor de destino tratará mensagens enviadas de servidores que não estejam presentes na mesma.

 Tipos de Atributos

 + Pass
Significa que o IP está autorizado a enviar mensagens em nome do domínio, sendo que o domínio consultado pode então, ser considerado responsável pelo envio da mensagem.

 – Fail
Significa explicitamente que o IP não está autorizado a enviar mensagens em nome do domínio consultado. Este resultado pode ser utilizado para rejeitar a mensagem.

 ~ SoftFail
Deve ser tratado como um resultado intermediário entre os níveis fail e neutral. Neste caso, o domínio consultado informa que acha que o IP não está autorizado, mas que não pode fazer uma afirmação taxativa. A mensagem não deve ser rejeitada apenas com base neste resultado, mas é recomendável submetê-la a outros testes.

 ? Neutral
O dono do domínio não tem como ou não quer definir se um determinado endereço IP está ou não autorizado a enviar mensagens em nome do domínio. Este resultado deve ser tratado exatamente como se não existisse um registro SPF.

 SPF da Locaweb

Em nossa estrutura, utilizamos por padrão o valor o atributo -, dessa forma rejeitamos o recebimento e-mails dos servidores que não são da Locaweb. Para permitir envios de outras origens, deve ser alterado o DNS de acordo com as entradas abaixo:

Para ? Neutral

Entrada Tipo Prioridade Conteúdo
. TXT 0 v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br ?all

ou, para ipv4

Entrada Tipo Prioridade Conteúdo
. TXT 0 v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br ip4:ipdoservidor -all

ou, para ipv6

Entrada Tipo Prioridade Conteúdo
TXT 0 v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br ip6:ipdoservidor -all

 Para maior segurança e para evitar o recebimento de e-mails que possam ser nocivos, recomendamos que sejam declarados os servidores específicos de envio ipv4 e/ou ipv6, e desencorajamos o uso do ? Neutral

Caso não tenha criado SPF, basta configurar de acordo com seu provedor de e-mail.

Para mais informações: https://antispam.br/admin/spf/

Aproveite e Conheça nosso serviço de Registro de Domínio!

Este artigo foi útil ?