1. Home
  2. Cloud Server PRO
  3. Tipos de Gerenciamento do Servidor – Cloud/Dedicado

Tipos de Gerenciamento do Servidor – Cloud/Dedicado

A Locaweb oferece dois tipos de Gerenciamento de Servidor, cada um com funcionalidades, características e valores diferentes.  Servidor dedicado, você mesmo terá que administrar sua infraestrutura, todo gerenciamento de configuração é feito pelo cliente.
Tambem oferecemos servidores dedicado porém gerenciado pela locaweb, você deverá consultar os planos de Gerenciamento pela Locaweb.
Nesse artigo iremos detalhar as diferenças de cada tipo de gerenciamento, acompanhe logo a baixo:

GERENCIAMENTO PELO CLIENTE

Para clientes e desenvolvedores com know-how (conhecimento técnico) e que buscam total controle do ambiente lógico do servidor, ambiente de segurança, desde backup e restore a configurações de sistema operacional e softwares, sem qualquer interferência ou atuação da Locaweb em configurações ou manutenção dos softwares/aplicativos. Com exceção da instalação básica do sistema operacional, as demais instalações de qualquer tipo de aplicativo ficam sob a responsabilidade exclusiva do cliente, uma vez que terá total acesso remoto à máquina, com posse da senha de administração.

O cliente deve possuir as licenças de todos os softwares a serem utilizados ou poderá optar em alugar alguma de nossas licenças.

Não oferecemos funcionalidades no painel de controle, apenas o acesso ao relatório de banda, e-mails e zona de dns.

Para este tipo de gerenciamento é recomendado ter, internamente ou de terceiros, profissionais com bons conhecimentos para:

  • Administração de sua própria aplicação (a aplicação desenvolvida pelo cliente ou por terceiros contratados pelo cliente deverá ser gerenciada pelo cliente)
  • Administração de sistema operacional (gerenciamento de usuários, arquivos, pastas e privilégios, monitoramento de processos, CPU, memória, espaço em disco, instalação e configuração de softwares, entre outros)
  • Administração de segurança (administração e manutenção de firewall, backup, restore, patches de segurança, sistema operacional e controle de portas, entre outros)
  • Administração de banco de dados (criação de banco de dados, criação e gerenciamento de logins, criação de jobs e schedule, entre outros)
  • Conhecimentos de rede

Nesse plano você também conta com:

  • Monitoração 24 x 7
  • Segurança via Firewall
  • SLA garantido em contrato
GERENCIAMENTO PELA LOCAWEB

Para clientes e desenvolvedores que desejam focar na administração apenas do desenvolvimento web (site/aplicação), isentando-se de qualquer obrigação ou responsabilidade com configurações, atualizações, segurança e manutenção do servidor.

A posse da senha de administração é da Locaweb. O acesso do cliente será apenas via FTP, Painel de controle e DBO das bases de dados. Neste caso, o acesso via Terminal Services não é permitido para servidores na plataforma Windows e para servidores em plataforma Linux, o acesso root não é permitido, mas o acesso via SSH é liberado e poderá ser acessado através de um usuário fornecido pela Locaweb.

Caso seja necessário a instalação de uma aplicação ou componente no servidor, este antes passará por uma avaliação da Locaweb, afim de que não prejudique a performance ou segurança do serviço contratado.

Importante ressaltar que, para estas instalações, o cliente deve possuir as licenças de todos os softwares a serem utilizados, quando necessário.

Neste gerenciamento não é feito nenhum tipo de configuração fora do padrão adequado pela Locaweb, nem replicação de dados com servidores externos (fora da rede da Locaweb).

Para este tipo de gerenciamento é recomendado ter, internamente ou de terceiros, profissionais com bons conhecimentos para:

  • Administrar sua própria aplicação
  • Conhecimento na linguagem de programação que a própria aplicação foi desenvolvida/programada

Nesse plano você também conta com:

  • Monitoração 24 x 7
  • Segurança via Firewall
  • SLA garantido em contrato
Atualizado em 7 de maio de 2019

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados