1. Home
  2. Segurança Digital
  3. Veja como identificar boletos falsos e fuja do golpe

Veja como identificar boletos falsos e fuja do golpe

Além das tentativas de golpes mais recorrentes no digital, como o phishing  e o spoofing, é comum nos depararmos com outro tipo de armadilha: o boleto falso enviado por criminosos.
 
Nessa prática, o cliente recebe um boleto que possui o mesmo formato dos originais, mas, na hora que o pagamento é efetuado, o dinheiro é direcionado para a conta bancária de um terceiro, e não a empresa original. Dessa forma, o valor é desviado e o débito continua pendente.
 
Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes, e sempre ter certeza de que se está pagando um boleto original antes de efetuar a transação. Como as imagens são muito parecidas, o segredo é prestar atenção aos detalhes.
 
Nos boletos emitidos pela Locaweb, há algumas informações que você deve checar antes de fazer o pagamento.
 
Veja abaixo:
  1. Banco emissor do boleto
    Os boletos da Locaweb são sempre emitidos pelo banco Bradesco, que é identificado com o número 237.
  2. Beneficiário
    Cheque o beneficiário do boleto, que é composto pela razão social e CNPJ da Locaweb. Confira os seguintes dados:

    Locaweb Serviços de Internet S.A. – CNPJ: 02.351.877/0001-52

    Fazer verificação a desse campo é muito importante, uma vez que os fraudadores costumam direcionar o pagamento para outros beneficiários, redirecionando o dinheiro. Muitas vezes o pagamento é enviado até mesmo para uma pessoa física.Fique atento: faça essa verificação também dentro do sistema do seu banco, e não somente no boleto.
  3. Valor do boleto
    Outro detalhe que pode ajudar a verificar a autenticidade do boleto é o final do código de barras. Os últimos números do seu código de barras devem ser exatamente ao valor a ser pago, contando inclusive os centavos.

Remetente único – info@equipe.locaweb.com.br

Em geral, os boletos falsos são enviados pelos golpistas utilizando e-mails que tentam parecer oficiais e imitar as comunicações das empresas, mas sempre possuem alguma diferença.
 
Fique atento: a Locaweb utiliza apenas um remetente de e-mail para envio dos boletos aos clientes: info@equipe.locaweb.com.br. Caso tenha recebido de outro remetente, não abra e desconsidere o e-mail.
 
Boletos físicos
No caso dos boletos físicos, enviados via correios, ainda há mais dois itens para conferência: usuário e login.
 
Veja abaixo onde eles ficam localizados na correspondência:
 
Se mesmo com essas dicas você ainda não está seguro, não se preocupe. Descarte o boleto recebido pelos correios ou via e-mail e pegue um novo boleto na Central do cliente.

Não sabe sua senha da Central do Cliente? Sem problemas. Leia aqui um tutorial de como recuperar essa informação.

Após inserir seu login e senha, o boleto fica disponível em “Pagamento” e, em seguida, acesse a área “Faturas”. Veja abaixo:

 
Confira aqui outros conteúdos sobre segurança digital para navegar com segurança.

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados