1. Home
  2. Registro de Domínio
  3. Whois – Hospedagem de Sites

Whois – Hospedagem de Sites

WHOIS é um protocolo UDP específico para consultar informações de contato e DNS de um registro de domínio. Este termo vem do inglês “Who is”, que significa “Quem é”.

Para que serve?

Você pode utilizar uma consulta WHOIS para verificar se um site está ou não registrado ou mesmo para obter informações como:

  • Empresa que administra o registro do domínio;
  • Dados do proprietário domínio;
  • Empresa onde este domínio está hospedado.
Posso saber onde um domínio está hospedado usando um Whois?

Sim, as informação são obtidas analisando os NS (Name Server) do domínio. Exemplo:

  Domain Name: DOMINIO.COM
  Registrar: ENOM, INC.
  Whois Server: whois.enom.com
  Referral URL: http://www.enom.com
  Name Server: ns1.locaweb.com.br
  Name Server: ns2.locaweb.com.br
  Name Server: ns3.locaweb.com.br
  Status: ok
  Updated Date: 29-jul-2014
  Creation Date: 29-jul-2014
  Expiration Date: 29-jul-2015
Meus dados pessoas serão exibidos no Whois?

No caso de domínio nacionais, o sistema é de registro público de informações, devido caráter declaratório de domínios e segurança do funcionamento da internet. Então se o domínio estiver registrado sob um CNPJ, os dados apresentados serão Razão Social, CNPJ, Nome, Endereço postal, Endereço eletrônico e Telefone. Já no caso de domínios registrados sob um CPF, serão apresentados apenas o Nome e CPF (Não é possível ocultar este dado, pois estes é a prova da existência da pessoa física detentora do domínio).

Com relação ao domínios internacionais, as informações ficam disponíveis ao público para possibilitar a resolução rápida de problemas técnicos e para permitir que se verifique se as leis de proteção ao consumidor, leis para marcas registradas e outras leis estão sendo cumpridas.

Em ambos os casos, não há possibilidade de ocultação pois a ICANN (Entidade internacional que administra a atribuição de nomes de domínios) obriga que os dados publicados se encontrem numa base de dados pública e que sejam reais.

Logo, a Locaweb tem políticas sérias sobre o uso legítimo de domínios e segue as orientações de publicação de Whois da ICANN, apresentando dados legítimos do responsável pelo domínio sempre que um registro é efetuado, não sendo possível ocultar estas informações.

Lembre-se! Mantenha sempre seus dados verdadeiros e atualizados.

Confirmação de dados do Whois

Importante! As informações abaixo são válidas para domínios com terminação .COM, .NET, .ORG, .BIZ, .INFO e .NAME.

A partir de 1º de janeiro de 2014, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) – órgão responsável por gerenciar os nomes de domínio pelo mundo, exige que as empresas registradoras de domínios confirmem os dados de WHOIS para todos os novos domínios registrados e também quaisquer alterações nas informações de contato dos proprietários dos domínios.

Após a compra, você receberá um e-mail com um link de confirmação para autenticar os dados de contato. Você tem até 15 dias para confirmar, ultrapassando este período, o domínio será suspendo e impossibilitado de realizar alterações.

Caso não tenha recebido o email de confirmação e seu domínio seja suspendido, você também poderá realizar a confirmação pela sua Central do Cliente. Acessando os dados de contato do domínio e atualizando-os.

Atualizado em 6 de dezembro de 2018

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados